Publicações Dicas de Leitura Noticias Links
 
 

 

Dicas

Dicas de Filmes

Uma Mente Brilhante

Drama, 2001
Dir: Ron Howard

Esquizofrênia

John Nash (Russell Crowe) é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que provou sua genialidade e o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas aos poucos o belo e arrogante John Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega até mesmo a ser diagnosticado como esquizofrênico pelos médicos que o tratam. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

________________________________________

 
A Outra

Drama, 2008
Dir: Justin Chadwick

Ambição

Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs que foram convencidas por seu pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar o coração de Henrique Tudor (Eric Bana), o rei da Inglaterra. Elas são levadas à corte e logo Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Porém isto não faz com que Ana desista de seu intento, buscando de todas as formas passar para trás tanto sua irmã quanto a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent).
 

________________________________________
 

Dormindo com o Inimigo

Transtorno de Personalidade
Dir: Joseph Ruben, 1991
 
Em um casamento que já dura quatro anos Sara (Julia Roberts) e Martin (Patrick Bergin) personalizam o par mais perfeito, feliz e próspero, mas na realidade o marido espanca regularmente sua mulher. Assim, para escapar desta tortura diária, ela simula sua própria morte e foge para uma outra cidade, a fim de recomeçar sua vida com uma nova identidade. Após algum tempo ela se apaixona, mas seu marido descobriu indícios de que ela pode estar viva e decide encontrá-la de qualquer maneira.

 

________________________________________

A partida

Drama, 2009
Dir: Yojiro Takita

Reflexão do sentido da vida e suas inúmeras possibilidades de mundo.

É a história de um vionlocelista que se vê diante da dissolução da orquestra em que tocava. Frente a um novo emprego de preparar os mortos para a “’ultima jornada”e ser colocado no caixão, Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki), o protagonista é levado a pensar a vida a partir da inevitabilidade da morte, pensar no sentido de viver, em suas inumeráveis possibilidades de visão de mundo e investimento afetivo.Neste filme ficamos ligados pelos mais sublimes sentimentos, no sentido mais popular de nossas vidas que se  entrelaçam e nos vincula de formas que nem sempre podemos entender.

 

________________________________________

De Caso a Caso

Ansiedade/Depressão/Escolhas

título original:(Sliding Doors)
lançamento:1998 (Inglaterra)
direção:Peter Howitt
atores: Gwyneth Paltrow, John Hannah, John Lynch, Jeanne Tripplehorn
 
Em uma certa manhã em Londres, ao chegar ao trabalho Helen (Gwyneth Paltrow) é despedida de uma firma de relações públicas. Quando volta para casa, as portas do metrô se fecham. Deste instante em diante pode-se ver em acontecimentos paralelos o que aconteceria na vida de Helen se tivesse pego o metrô ou se não tivesse. Em uma realidade Helen pega o metrô, conhece James (John Hannah) e chega em casa para achar Gerry (John Lynch), seu namorado, a traindo com Lydia (Jeanne Tripplehorn), uma ex-namorada dele. Na outra realidade Helen perde o metrô, é assaltada, vai para o hospital e chega em casa para achar Gerry sozinho no chuveiro, pois Lydia já foi embora. As duas realidades avançam paralelamente. Na primeira Helen deixa Gerry e inicia uma relação com James; na outra Helen leva uma vida desgastante, pois trabalha arduamente como garçonete, para sustentar a ela e a Gerry, que supostamente está escrevendo um livro mas na realidade continua tendo um tórrido caso com Lydia.
 

________________________________________

Uma carta de amor
 

Depressão

 
título original:(Message in a Bottle)
lançamento:1999 (EUA)
direção:Luis Mandoki
atores: Kevin Costner, Robin Wright, Paul Newman, John Savage.

Ao caminhar pela praia, Theresa Osborne (Robin Wright) encontra uma garrafa com uma carta romântica e extremamente sincera, pois era também uma despedida, um adeus. Ela fica tão impressionada que usa os meios que dispõe trabalhando como jornalista em Chicago e tenta saber quem escreveu a carta. Ela então descobre que foi escrita por Garret Blake (Kevin Costner), um construtor de barcos da Carolina do Norte, para Catherine (Susan Brightbill), sua esposa, e, ao conhecê-lo, fica sabendo que Catherine faleceu precocemente. Em pouco tempo surge uma atração mútua entre Theresa e Garret, mas os fantasmas que ele carrega não permitem que ele viva este novo amor por completo.
 

________________________________________

Refém do silêncio

Estresse pós-traumático

lançamento:2001 (EUA)
direção:Gary Fleder
 
Nathan Conrad (Michael Douglas) é um conceituado psiquiatra, que vive feliz com sua esposa (Famke Janssen) e sua filha (Skye McCole Bartusiak). Até que ele é chamado por um colega para examinar a jovem Elisabeth Burrows (Brittany Murphy), que está em estado catatônico e prestes a ser enviada para um manicômio. A curiosidade leva Nathan a se aprofundar no caso, buscando descobrir o significado das palavras "Você quer o que você quer, não é? Eu não direi nada a você", ditas por ela logo após entrar em catatonia. Mas o que antes era simples curiosidade se transforma num verdadeiro pesadelo quando a filha de Nathan é sequestrada e o resgate exigido é justamente informações acerca de um diamante roubado, que estão na mente de Elisabeth.
 

________________________________________

O show deve continuar

Depressão/Raiva/Negociação/Negação/Aceitação

título original:(All That Jazz)
lançamento:1979 (EUA)
direção: Bob Fosse
 
Joe Gideon (Roy Scheider é um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo, que trabalha simultaneamente na edição de seu filme e nos ensaios de um musical. Nisto ele sofre um enfarte e, com a vida por um fio, revê momentos da sua vida, transformando-os em sua imaginação em números musicais. Sua atenção é disputada por 4 mulheres: sua namorada, a ex-esposa, a filha e a Morte, representada por uma bela loira vestida de branco, que conversa com ele de forma bem instigante.
 

________________________________________

Kids

Drogas

 
título original:(Kids)
lançamento:1995 (EUA)
direção:Larry Clark
atores: ChloëSevigny, Michele Lockwood, Rosario Dawson, Leo Fitzpatrick.
 
Nova York serve de cenário para mostrar o conturbado mundo dos adolescentes, que indiscriminadamente consomem drogas e quase nunca praticam sexo seguro. Um garoto, que deseja só transar com virgens, e uma jovem, que só teve um parceiro mas é HIV soropositivo, servem de base para tramas paralelas, que mostram como um adolescente pode prejudicar seriamente sua vida se não estiver bem orientado.

________________________________________

Closer

Relacionamentos

título original:(Closer)
lançamento:2004 (EUA)
direção:Mike Nichols
atores:Natalie Portman, Jude Law, Clive Owen, Jaclynn Tiffany Brown.
 
Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida, que se divorciou recentemente. Ela conhece e seduz Dan (Jude Law), um aspirante a romancista que ganha a vida escrevendo obituários, mas se casa com Larry (Clive Owen). Dan mantém um caso secreto com Anna mesmo após ela se casar e usa Alice (Natalie Portman), uma stripper, como musa inspiradora para ganhar confiança e tentar conquistar o amor de Anna.

________________________________________

Maus hábitos

Anorexia

título original:(Malos Habitos)
lançamento:2007 (México)
direção:Simón Bross
atores:Ximena Ayala, Elena de Haro, Marco Antonio Treviño, Aurora Cano.
 
Matilde (Ximena Ayala) é uma jovem freira que inicia um jejum místico para impedir uma inundação, que acredita estar por vir. Elena (Elenia de Haro) é uma mulher linda e magra, que tem vergonha do peso de sua filha, Linda (Elisa Vicedo), e pretende fazer de tudo para que ela emagreça até sua 1ª comunhão. Ao mesmo tempo o pai de Linda, Gustavo (Marco Antonio Treviño), redescobre o amor nos braços de uma estudante chamada Gordinha (Milagros Vidal), que também é apaixonada por comida.

________________________________________

Leões e cordeiros

Refletir sobre os erros cometidos durante o própria vida profissional

Leões e Cordeiros2010-05-22Francisco
título original:(Lions for Lambs)
lançamento:2007 ()
direção:Robert Redford
atores:Robert Redford, Meryl Streep, Tom Cruise, Peter Berg.
 
O senador Jasper Irving (Tom Cruise) pretende lançar sua nova "estratégia completa" para a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão e, para divulgá-la, precisa convencer a jornalista Janine Roth (Meryl Streep). Simultaneamente o dr. Stephen Malley (Robert Redford), um professor idealista, tenta convencer Todd (Andrew Garfield), um de seus alunos mais promissores, a mudar o curso de sua vida. Ao mesmo tempo Ernest (Michael Peña) e Arian (Derek Luke) são soldados que estão lutando nas montanhas geladas do Afeganistão, buscando se lembrar do porquê de terem se alistado no exército americano.

 


 

 

 
twitter Google Maps