Publicações Dicas de Leitura Noticias Links
 
 

 

Yoga e Meditação

Yoga e Meditação

A Clínica do Instituto Pensament oferece aulas de yoga e meditação para iniciantes e já praticantes. Venha fazer uma aula experimental.
 

Dahn yoga- Para quem busca saúde física, emocional e mental
O nome original de Dahn Yoga é "Dahn Hak", que significa, literalmente, o estudo da energia. "Dahn" refere-se a energia primordial, que é essencial a todas as formas de vida, e "Hak" refere-se ao estudo de uma teoria em particular, ou filosofia. Portanto, o praticante de Dahn Yoga é aquele que estuda e experimenta os sistemas de energia com o objetivo e auto-desenvolvimento pessoal e bem-estar físico-mental-emocional.
 
Esse treinamento é um método integrado corpo-mente e combina exercícios de alongamento profundo, técnicas de respiração e meditação, e treinamento da percepção da energia vital, conhecida no oriente como Ki, Chi ou Prana.
Seu objetivo é o equilíbrio e harmonia no corpo e mente. Durante a aula de Dahn Yoga, que tem a duração de 75 minutos, os praticantes aprendem a se comunicar com seus corpos através da energia. A medida que a circulação de energia do corpo é estimulada, o seu poder de auto-cura natural é ativado.
A prática regular de Dahn Yoga traz inúmeros benefícios para a saúde física, emocional e mental: reduz a ansiedade, ajuda a regular a pressão arterial, torna a respiração equilibrada e profunda, melhorando a oxigenação e a freqüência cardíaca, reflete tambem na qualidade do sono, atenua enxaquecas, fortalece o sistema imunológico e auxilia a digestão alimentar. No campo psíquico, a prática mantém a pessoa num relativo estado de equilíbrio, com uma lucidez que a impede de entrar em conflitos emocionais internos, podendo até mesmo trabalhar no sentido de dissolver estes conflitos. Há por parte de quem a pratica, muito mais clareza mental ajudando seu corpo a se recuperar do estresse.
A meditação acontece ao final de cada aula. Um dos principais efeitos é proporcionar ao seu corpo um repouso profundo enquanto sua mente se mantém alerta. Saiba mais lendo o texto a seguir escrito pelo Prof.Ricardo Vaz.
 
Yoga e Meditação
Por Ricardo Vaz
 
A  yoga e a meditação vêm conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Ensinamento milenar do oriente, propõe uma prática que trabalha com alongamentos, respiração, consciência corporal, técnicas de meditação, sensibilização e percepção da energia vital, que a tudo compõe e dá vida, conhecida no oriente como Ki.
 
Atualmente, muitas pesquisas científicas estão sendo feitas em relação aos inúmeros benefícios que a prática da yoga e meditação proporcionam. Muitos deles já foram comprovados e estão sendo divulgados por diversos institutos de pesquisa pelo mundo.
 
Ao longo dos anos que trabalho com o Dahn Yoga, percebi que estes benefícios sempre acontecem, muitas vezes de forma diferente para cada pessoa, pois no trabalho com a yoga e meditação, o reequilíbrio do sistema corpo-mente-emoções acontece naturalmente, atuando onde houver necessidade. Em geral, os alunos se sentem mais bem dispostos, relaxados, centrados e com a mente mais clara, criativa e serena. O corpo físico também é beneficiado com o equilíbrio, aumento e renovação da energia vital que circula internamente.
 
A prática da yoga e meditação é eficiente porque trabalha em diferentes níveis. No nível físico com os alongamentos conscientes, no energético através dos exercícios de respiração e energização dos principais centros de energia do corpo, e nos níveis mental e emocional, sendo beneficiados pelo equilíbrio dos anteriores, e diretamente pela prática do relaxamento e meditação. Esta é a proposta da yoga, nome que vem do sânscrito, e que significa união, integração. Quando todos os níveis são beneficiados e harmonizados, os desequilíbrios, sejam eles físicos, mentais, energéticos ou emocionais, tendem a ser curados, pela própria resposta natural do nosso organismo ao alinhamento entre eles.
 
É muito interessante notar no trabalho com o Dahn Yoga, que a harmonização, preenchimento e re-equilíbrio do nosso centro físico de energia, localizado logo abaixo do umbigo, traz uma rápida resposta de relaxamento mental e revitalização do corpo físico, mesmo nas primeiras aulas. E o mais promissor é que o benefício também acontece a médio e longo prazo, conforme este centro vai sendo harmonizado e preenchido. Não é à toa que todas as tradições orientais dão tanta importância a este centro de energia. Conhecido como Hara, na tradição japonesa (daí o termo "harakiri" - matar o hara), Dahn Jon na coreana, Dan Tien na tradição chinesa e Swadishtana, na indiana, este centro fundamental de energia é a base, o alicerce, para todo trabalho que objetiva a integração e equilíbrio de todos os níveis de que o ser humano é composto.
 
Algumas pesquisas indicam que os intestinos funcionam também como um segundo cérebro. Um terço do volume de sangue que circula no nosso corpo está concentrado na região dos intestinos e a maior parte da serotonina (hormônio natural associado ao bem-estar) é produzida neles. No trabalho com o Dahn Yoga, o foco no centro físico infuencia direta e positivamente os intestinos. Todos os demais órgãos também são beneficiados com este estímulo e a própria mente responde com uma incrível resposta de relaxamento e conexão com o corpo físico. Até mesmo padrões negativos e repetitivos da pessoa podem ser atenuados e mesmo eliminados com este trabalho, uma vez que todo o organismo, e o próprio cérebro, que comprovadamente experimenta alterações físicas e químicas, passam a funcionar sob um estado de harmonia completa.
 
O Instituto Pensament oferece aulas regulares de yoga e meditação a todos que estiverem interessados em qualidade de vida, bem-estar e saúde. Muitas empresas reconhecem os benefícios da yoga e meditação e estão implantando aulas regulares na própria sede. O retorno é positivo e certo.

 
                                                                                                  Ricardo Vaz

 

 
twitter Google Maps